O Boulevard Lineu de Paula Machado se tornou um espaço mais seguro desde que os agentes da Secretaria de Ordem Pública iniciaram o trabalho de conscientização com os ciclistas, no início deste mês. Uma placa foi instalada para sinalizar a eles que não podem trafegar de bicicleta no local, mas para que haja a mudança de hábitos é preciso conscientizar e foi aí que os agentes entraram em ação.
Os ciclistas são abordados, de forma cordial e são orientados em relação à necessidade de manter a segurança no local. Em 100% dos casos, quem está conduzindo a bicicleta desce e conclui o percurso pelo calçadão empurrando o veículo. Uma atitude que pode evitar o prejuízo de comerciantes com vitrines quebradas e até o atropelamento de um idoso ou de uma criança.
A ação é simples, mas vem surtindo um bom efeito para pedestres e comerciantes. A presença dos agentes é vista com bons olhos. Segundo o Secretário Jackson Souza, a proposta é fazer o cidadão entender que ele pode contribuir para o bem estar do outro. “ Quando as bicicletas deixaram de trafegar pelo calçadão a sensação de segurança das pessoas aumentou. Sem contar que muitos criminosos também usavam o veículo para fuga após pequenos furtos e os pedestres tinham medo de serem surpreendidos”, afirmou Jackson.
A fiscalização acontece pela manhã e à tarde. Esse é um trabalho contínuo.